|
|
Enquanto Cusco é a última bolacha do pacote em qualquer roteiro pelo Peru, Puno costuma ser apenas um ponto de passagem para quem está se deslocando entre o país e a vizinha Bolívia. Mas a realidade é que a região merece uma atenção maior, afinal ela é o lar de uma atração natural/cultural impressionante, o Lago Titicaca e os incríveis habitantes das suas ilhas flutuantes. Abaixo você encontra dicas de como sair de Cusco até Puno ou como continuar sua viagem de Puno até Cusco.
Um detalhe importante: não existe nenhum tipo de bate-volta até Puno, a nossa recomendação é ficar uma ou duas noites na cidade porque a altitude da área recomenda uma parada para se acostumar, evitando os males do soroche, e a viagem desde ou até – ou desde – Cusco pode ser bem cansativa.

A Peru Bus Tickets (site) tem duas opções: uma que vai direto de Cusco a Puno e outra que é chamada de “turística”, porque vai passando por vilarejos e cidades bonitinhas pelo caminho.
O ônibus direto leva cerca de 7 horas e sai de Cusco às 8h, chegando em Puno às 14h. O preço é de 30 dólares por pessoa e cada um pode levar até 20 kg de bagagem.
Já o ônibus turístico sai de Cusco um pouco mais cedo, às 7h30, e chega em Puno às 17h, passando pelo lago Huacarpay, por Raqchi, Raya Pass, Pukara e Juliaca. O total da viagem é de quase 10 horas e o preço é de 60 dólares por pessoa.
Outra alternativa é o ônibus da Cruz del Sur, que sai de Cusco às 8h (da Avenida Industrial, 121) e chega em Puno às 14h30 (na Jr. 1 de Mayo). A duração é parecida com a do Peru Bus Tickets que vai direto: cerca de sete horas. As diferenças são a escala em Juliaca e os preços, que variam entre 9 a 25 dólares.

O Andean é um trem de luxo (faz parte do portfólio do grupo Belmond, o mesmo do Copacabana Palace, no Rio) com serviço completo, incluindo almoços, coquetéis e chás durante a viagem. A viagem tem algumas paradas para pequenos tours no caminho. Tem duração de 12h30, com saída de Wanchaq, em Cusco, às 11h, e chegada em Puno às 23h30 – mas o desembarque só acontece na manhã do dia seguinte, às 8h, depois de um desayuno a bordo e de ver o sol nascer no Lago Titicaca. O preço é de 1280 dólares por pessoa, em cabine com duas camas.

Essa versão bem mais em conta sai do mesmo local do Andean (Wanchaq), em Cusco, às 7h10 da manhã, nos domingos, quartas e sextas-feiras. Custa 225 dólares por viajante.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
O voo tem duração de 1h e vai de Cusco a Juliaca, cidade próxima de Puno. Lembre-se que, ao desembarcar, você ainda precisará contratar uns transporte privado ou negociar com um táxi até seu hotel numa viagem de 1:30 de estrada. Custa a partir de 280 reais por pessoa.
E o carro? Não vale a pena alugar um veículo para fazer esse percurso? Não, definitivamente não vale. Veja mais detalhes sobre as condições das estradas no país no post: Como é dirigir nas estradas peruanas?

Categories: None
The words you entered did not match the given text. Please try again.
Oops!
Oops, you forgot something.